Inflação: alta
geral de preços derivada de distorções existentes entre a procura dos produtos
e a oferta de bens, a quantidade de moeda que circula e a produção/circulação
de riquezas. Quando a oferta de bens não correspondente à procura dos
compradores capazes de pagar, estes últimos, para conseguirem as mercadorias,
sujeitam-se a pagar mais caro e fazem subir os preços. Em geral, a inflação tem
origem na necessidade de criar meios de pagamento suplementares através, por
exemplo, da emissão de papel-moeda. Tal pode ser devido, entre outros fatores,
a um défice orçamental crónico ou a um aumento geral dos salários sem um
correspondente aumento da produção.
Marxismo-leninismo:
desenvolvimento teórico e aplicação prática das ideias de Marx e Engels na
Rússia por Lenine. Caracterizou-se por enfatizar:
- o papel do
proletariado, rural e urbano, na conquista do poder, pela via revolucionária e
jamais pela evolução política;
- a identificação
do Estado com o Partido Comunista, considerado a vanguarda do proletariado;
- o recurso à
força e à violência na concretização da ditadura do proletariado.
Sovietes:
conselhos de camponeses, operários, soldados e marinheiros da Rússia. Os
primeiros sovietes, apenas com operários, remontam à Revolução de 1905 e foram
instalados nas fábricas, como focos de ligação e dinamização dos grevistas.
Contidos pelo fracasso do movimento, reapareceram em fevereiro de 1917. A
Revolução bolchevista de outubro buscou nos sovietes a legitimação popular e
fez deles a base da futura organização de Estado da URSS.
Ditadura do
proletariado: segundo a teoria marxista, é a etapa por que deve passar a
revolução socialista antes da edificação do comunismo. A ditadura do
proletariado surge para desmantelar a estrutura do regime burguês,
possibilitando a supressão do Estado e a eliminação da desigualdade social.
Comunismo: Etapa
final para que caminha a revolução proletária. Caracteriza-se pelo
desaparecimento das classes sociais, pela extinção do Estado e pela instauração
de uma sociedade de abundância.
Centralismo
democrático: princípio básico que norteia a organização do Partido e do Estado
comunista, segundo o qual todos os corpos dirigentes são eleitos de baixo para
cima, enquanto as suas decisões são de cumprimento obrigatório para as bases.
Anomia social:
ausência de um conjunto de normas consistente e genericamente aceite pelo grupo
social. A anomia pressupõe a fragilidade e a relativização dos valores que
ditam a conduta dos indivíduos. É uma característica das sociedades atuais em
que as mudanças rápidas impedem a consolidação de um código social rígido.
Feminismo:
movimento de contestação e luta empreendido pelas mulheres com vista ao fim da
sua situação de dependência e inferioridade relativamente ao sexo masculino. As
reivindicações do movimento feminista centram-se, pois, na igualdade (jurídica,
social, económica, intelectual e política) entre os dois sexos.
Relativismo:
abordagem científico-filosófica que admite a impossibilidade do conhecimento
absoluto e acredita que o conhecimento depende das condições do tempo, do meio
e do sujeito que conhece.
Psicanálise:
ciência psicológica criada por Sigmund Freud que abarca um corpo doutrinal
teórico (sobre o psiquismo), um método de pesquisa e um processo terapêutico. A
psicanálise abriu à Psicologia um novo campo de fenómenos (o inconsciente),
através do qual procura explicar comportamentos até aí tidos como
inexplicáveis.
Modernismo:
movimento cultural das primeiras décadas do século XX que revolucionou as artes
plásticas, a arquitetura, a literatura e a música, estendendo-se também às
restantes manifestações culturais. O modernismo reivindica a liberdade de
criação estética repudiando todos os constrangimentos, em especial os preceitos
académicos.
Vanguarda
cultural: movimento inovador no campo artístico, literário ou em qualquer outra
área da cultura que rejeita os cânones estabelecidos e antecipa tendências
posteriores.
Fauvismo:
Corrente vanguardista, marcadamente francesa, iniciada em 1905 e liderada pelo
pintor Henri Matisse. Defende o primado da cor na pintura e utiliza-a com total
liberdade, em tons fortes e agressivos, negligenciando. Como grupo, os fauves
tiveram uma curta duração, desmembrando-se por volta de 1908.
Expressionismo:
no sentido lato, designa as formas artísticas que tendem para a expressão
subjetiva e emotiva. Num sentido restrito, designa uma corrente de vanguarda
das três primeiras décadas do século XX, marcadamente alemã, que proclama como
objetivo da arte a representação de emoções e insiste na escolha de temas
fortes de índole psicológica e social.
Cubismo:
movimento artístico iniciado por Picasso e Braque, cerca de 1907, que rejeita a
representação do objeto em função da perceção ótica e a substitui por uma visão
intelectualizada globalizante de tipo geométrico. Distingue-se entre o cubismo
analítico (até 1912 sensivelmente) e o cubismo sintético (de 1912 até meados
dos anos 20).
Abstracionismo:
movimento artístico que rejeita o tema ligado à realidade concreta, à descrição
do visível. A obra de arte abstrata procura uma linguagem universal capaz de
superar as diferenças intelectuais e culturais dos espectadores.
Futurismo:
movimento artístico criado pelo escritor F. Marinetti em 1909. Caracteriza-se
pela rejeição total da estética do passado e pela exaltação da sociedade
industrial. Os futuristas nutrem particular admiração pela tecnologia moderna e
pela velocidade.
Dadaísmo:
movimento de contestação artística que recusa todos os modelos plásticos e a
própria ideia de arte. Nascido na Suíça, em 1916, o dadaísmo difunde-se
internacionalmente e atinge o seu apogeu em frança, cerca de 1920.
Verdadeiramente desconcertante e inovador, levando ao extremo a espontaneidade
e a irreverência, Dada influenciou os mais importantes movimentos artísticos da
segunda metade do século XX, como o Happening, a Pop Art e a Arte Conceptual.
Diretamente, a via dadaísta desembocou, por intermédio de alguns dos seus
membros (F.Picabia, Man Ray, Max Ernst, André Breton...) no movimento
surrealista.
Surrealismo:
movimento estético iniciado em França, em 1924, que, tendo aparecido no campo
da literatura, se estendeu rapidamente à pintura, à escultura e ao cinema. O
movimento surrealista fez a apologia da arte como mecanismo de projeção do
inconsciente, recorrendo aos mais diversos maeios para expressar a realidade
interior do artista.
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