Franklin Delano Roosevelt (Nova Iorque, 30 de Janeiro de 1881 — Warm Springs (Geórgia), 12 de Abril de 1945) foi o 32.° presidente dos Estados Unidos (1933-1945), realizou quatro mandatos e morreu durante o último, foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos, e será o único devido à 22.ª emenda. Durante sua estada na Casa Branca, teve de enfrentar o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Em 1939, foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a aparecer na televisão, mesmo ela tendo sido inventada com Calvin Coolidge no cargo.
Roosevelt é uma forma anglicizada do sobrenome neerlandês 'Van Rosevelt', ou 'Van Rosenvelt', significando 'originário do campo das rosas.
Uma das famílias mais antigas e ricas do estado de Nova Iorque, os Roosevelts se distinguiram em áreas que não a política. Uma prima-irmã de Franklin, Ellen Roosevelt, foi campeã em simples e duplas do Campeonato Nacional de Ténis dos Estados Unidos de 1890 e integra o International Tennis Hall of Fame.
Sua mãe baptizou-o com o nome de seu tio favorito, Franklin Delano] O progenitor da família Delano nas Américas, chegado em 1621, foi Philippe de lá Noye, o primeiro huguenote que desembarcou no Novo Mundo, cujo nome de família foi anglicizado para Delano.
Franklin Delano Roosevelt foi o responsável pela entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor. Foi um grande amigo e parceiro de Sir Winston Churchill, primeiro-ministro britânico. Em 1943, os três maiores governantes do mundo (Stalin, Roosevelt e Churchill) reuniram-se em Teerã, e em 1945 em Yalta para decidirem entre outros, o destino da Alemanha e da Polónia. A grande maioria dos historiadores académicos afirma que Franklin Delano Roosevelt recuperou os EUA após a crise de 29 (dando condições melhores de trabalho aos americanos, alcançando metas militares e industriais, levando energia eléctrica e modernidade às regiões mais pobres do país), traçando o destino dos estadunidenses.
Roosevelt foi o único presidente norte-americano a se eleger para mais de dois mandatos, e era conhecido por suas iniciais FDR. Ganhou a primeira de suas quatro eleições em 1932, quando os Estados Unidos estavam no fundo da Grande Depressão. A combinação do optimismo natural de FDR com políticas económicas keynesianas são usualmente considerados como sendo os principais responsáveis por se ter evitado que a crise económica se transformasse numa crise política. FDR conduziu os Estados Unidos através de quase toda a Segunda Guerra Mundial e morreu no cargo, de uma hemorragia cerebral, pouco antes da guerra terminar.
Roosevelt denominou sua política, de combate à situação económica caótica que herdara, como New Deal; ela consistia tanto em legislação aprovada pelo Congresso americano quanto em Ordens Executivas [Executive orders (United States)]. Dentre as principais Ordens Executivas incluem-se o Emergency Banking Act, declarado assim que tomou posse, legislação criando novas agências governamentais, tais como a Works Progress Administration e a National Recovery Administration, que visava criar novos empregos para os quinze milhões de estadunidenses desempregados que FDR herdara de Herbert Hoover. Outras leis criaram uma rede de assistência direta para os indivíduos, como a Social Security Act (lei de Seguridade Social), que permanece em vigor até hoje.
Roosevelt dominou o cenário político estadunidense não só durante seus doze anos como presidente, mas também nas décadas seguintes. A coligação de FDR unia elementos tão díspares quanto os brancos do sul e os afro-americanos das cidades do norte dos Estados Unidos.
Críticas Um livro polémico, escrito por Thomas DiLorenzo, e intitulado How Capitalism Saved America: The Untold History of Our Country, from the Pilgrims to the Present, se propõe a contestar e, segundo o autor, a "corrigir" as versões académicas da historiografia de Roosevelt e nos apresenta um Franklin Delano Roosevelt que poucos conhecem.
Sem comentários:
Enviar um comentário