terça-feira, 7 de junho de 2011

Entrevista 25 de Abril

Alimentação – Qual era a base da alimentação? Em minha casa nao se passava fome , mas via se muita gente sem comida ou com muito pouca comida e não havia a fartura e o desperdício que há hoje em dia. -Onde eram feitas as compras? Tinha se agricultura e os campos. Algumas pessoas mais ricas iam a um "sotão" (especie de supermecado mais pequeno) mas com pouca variadade. -Preços? Era tudo muito caro.

Moda – Onde se comprava a roupa? fazia se a roupa , se compra -se mos roupa era raramente. mas não haviam lojas nem shoppings.- Quanto durava um casaco?Durava muito, ate se estragar completamente E um par de sapatos? Igual. - Quem ditava a moda? ninguem. cada um vestia o que tinha. nao havia modas.

Namoros – Como se namorava? á janela , ou entao nao se namorava, os pais nao deixavam.- Diferenças entre a vida dos rapazes e raparigas? havia muitas, alias nem podiamos andar juntos. Cada um em cada recreio.

Saúde – Onde se ia quando se ficava doente? - Vacinas? Nao havia , e as que havia eram caras e escassas - Mais ou menos doenças? havia algumas e nao tinham cura , a medicina nao tinha evoluido ainda.

Escola – Como era a escola? Era dividida por sexos. - Como eram os professores? Eram rigorosos Como castigavam? Réguadas. - O que era preciso para passar de ano? Na minha altura faziam se exames para passar de ano. - Quem seguia os estudos? Eram mais os rapazes mas na minha altura ja nao havia tantas diferenças.- Eram da Mocidade portuguesa?Nao Como era?

Tempos livres – Tinham férias? Algumas. Onde iam de férias? Para o campo, ou entao em casa a limpar.- Tinham fins-de-semana? Sim -O que costumavam fazer? Brincar as vezes , estudar e ajudar os pais.- Quais eram os divertimentos? Brincar com bonecos feitos por nós.

Transportes – Como iam para o emprego? nessa altura eu ainda estudava , quando comecei a trabalhar ja era depois do 25 de abril -Como eram os transportes?

Emprego – Tinham subsídios? -Tinham assistência? -Com que idade começaram a trabalhar? -Alguém emigrou? Para onde e porquê?

Guerra – Alguém foi à Guerra? Nao tenho grandes recordaçoes. Que me lembre nao.Comunicação social – Como sabiam o que se passava no país e no mundo? Pela rádio - Notavam que havia censura? Sim havia.25 de Abril de 1974 -Como foi viver o 25 de Abril de 1974? Ainda bem que aconteceu!-Como sentiram o dia 25 de abril? Liberdade , finalmente. -O que mudou? Passou haver mais liberdade, mudou muita coisa.


NOME DO ENTREVISTADo- Paula Canteiro DATA DE NASCIMENTO - Agosto de 1960